UOL Notícias Notícias
 

27/04/2010 - 14h06

José Alencar quase cai em golpe de falso sequestro

Rio de Janeiro, 27 abr (EFE).- O vice-presidente José Alencar disse hoje quase ter sofrido o golpe do falso sequestro no último domingo, chegando inclusive a negociar o resgate pela libertação da filha.

Cada vez mais comum em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, o golpe ilude pessoas que atendem ligações telefônicas, fazendo-as acreditar que alguém da família foi sequestrado. Para libertar o dito refém, os golpistas pedem resgate financeiro à vítima.

Sem possibilidades de se comunicar com o suposto sequestrado, a vítima é obrigada a negociar a libertação e a levar o pagamento do resgate a locais determinados.

"No domingo estava sozinho em minha casa no Rio de Janeiro e atendi a chamada de um cidadão que disse ter sequestrado minha filha", afirmou hoje o vice-presidente em declarações à imprensa.

Alencar disse que o suposto sequestrador o deixou ouvir os gritos de uma pessoa que pedia ajuda a seu pai. Ele então imediatamente pensou que era sua filha Maria da Graça.

"Estava absolutamente certo de que era ela pela voz", acrescentou o vice-presidente, ao justificar por que tinha iniciado a negociação com seu interlocutor, apesar das advertências da Polícia para não cair em um golpe já bastante conhecido.

O vice-presidente explicou que o falso sequestrador inicialmente exigiu R$ 50 mil de resgate. No entanto, como Alencar estava no Rio de Janeiro, longe de sua residência, ele disse não ter dinheiro ou jóias em mãos no momento para fazer o pagamento. O golpista então reduziu o valor de resgate para R$ 20 mil.

Alencar explicou que o interlocutor chegou a perguntar a ele em que trabalhava. Disse então seu nome completo e que era vice-presidente da República. Foi quando a família o informou de que a filha estava bem e que aquilo portanto se tratava de um golpe.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host