UOL Notícias Notícias
 

27/04/2010 - 11h11

Mubarak recebe Bashir no Egito para tratar da pacificação do Sudão

Cairo, 27 abr (EFE).- Os presidentes egípcio, Hosni Mubarak, e sudanês, Omar al-Bashir, vencedor das eleições presidenciais de seu país, conversaram hoje no Egito sobre o conflito de Darfur e o acordo de paz entre o Norte e o Sul do Sudão.

Segundo a agência oficial de notícias egípcia "Mena", a reunião ocorreu na localidade turística de Sharm el-Sheikh, onde Mubarak está desde que retornou da Alemanha após ser operado no mês passado.

O presidente egípcio felicitou a Bashir pela vitória, com 68% dos votos, no pleito realizado entre os dias 11 e 15 de abril, e cujos resultados foram divulgados ontem.

Mubarak transmitiu ao colega seu desejo de que o Sudão alcance a estabilidade e permaneça unido, em referência à previsão de um plebiscito sobre a independência da região autônoma do Sul.

Após o anúncio ontem dos resultados eleitorais sudaneses, Bashir afirmou que a prioridade de seu Governo é realizar o plebiscito na data prevista, em janeiro de 2011, e continuar com a pacificação da região de Darfur, no oeste do país.

O conflito de Darfur, que explodiu em 2003, já causou mais de 300 mil mortos e 2,7 milhões refugiados, conforme a ONU.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host