UOL Notícias Notícias
 

27/04/2010 - 08h29

ONU pede ajuda urgente para prevenir crise de fome no Níger

Genebra, 27 abr (EFE).- As Nações Unidas pediram hoje ajuda urgente à comunidade internacional para financiar o Plano de Ação Humanitária para o Níger que evite que a "crise aguda alimentícia" que passa o país se transforme em uma crise de fome.

"A situação é dramática, é extremamente grave. Devemos atuar o mais rápido possível", assinalou em entrevista coletiva Elisabeth Bys, porta-voz do Escritório das Nações Unidas para Assuntos Humanitários (OCHA).

Segundo ela, "58% da população, 7,8 milhões de pessoas, se encontram em situação de crise alimentícia e mais de 300 mil menores sofrem de desnutrição severa", acrescentou Byrs.

Além disso, a funcionária ressaltou que 1,2 milhão de crianças estão em perigo de cair na desnutrição severa caso as condições de vida não se modifiquem nos próximos meses.

"Os índices de desnutrição entre a população infantil são de mais de 12% e em alguns casos chegam a 15, o que é muito grave", acrescentou Byrs.

Diante dessa grave situação, Byrs reiterou que o mais urgente são fundos. Dos US$ 190 milhões solicitados no Plano de Ação Humanitária lançado há três semanas, arrecadou-se apenas 30%.

"Necessitamos dinheiro. A comida está disponível, podemos comprá-la e distribuí-la com rapidez e evitar uma catástrofe, mas o necessitamos agora", assinalou por sua vez Emilia Casella, porta-voz do Programa Alimentício Mundial (PAM).

No entanto, segundo ela, "ainda não" se pode falar de "crise de fome".

As causas da crise são eminentemente climatológicas, com um ano de 2009 no qual houve aguaceiros e inundações e um 2010 no qual a seca chegou muito antes e foi mais extrema do que o habitual.

As distintas agências da ONU no local detectaram êxodos maciços das zonas rurais às cidades e também rumo a países vizinhos, um fato muito preocupante dadas as consequências desestabilizadoras para toda a região.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host