UOL Notícias Notícias
 

28/04/2010 - 12h03

Chávez chega a Brasília para encontro trimestral com Lula

Brasília, 28 abr (EFE).- O líder venezuelano, Hugo Chávez, chegou hoje a Brasília para um novo encontro trimestral com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no qual pretende abordar assuntos tanto bilaterais quanto regionais e internacionais.

"Vamos conversar sobre assuntos muito importantes tanto bilaterais, quanto de geopolítica, comércio e sociais", disse Chávez a jornalistas, pouco antes de ir para o Palácio do Itamaraty, onde se reunirá com Lula.

Chávez acrescentou que pretende aproveitar a reunião para analisar o desenvolvimento das obras da refinaria Abreu e Lima, uma associação entre a Petrobras e a Petróleos de Venezuela (PDVSA).

"Trata-se de uma refinaria que nos permitirá trazer petróleo venezuelano para refinar aqui", disse o presidente venezuelano.

Chávez admitiu que possivelmente não conseguirá reunir-se nesta oportunidade com a ex-ministra da Casal Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata à Presidência pelo PT.

"Não poderei vê-la, mas mando um beijo para ela", afirmou Chávez.

O líder, no entanto, se negou a fazer comentários sobre o ex-governador do estado de São Paulo José Serra, também pré-candidato à Presidência, mas pelo PSDB, por não "querer entrar em assuntos internos brasileiros".

Além dos assuntos bilaterais e regionais, Lula e Chávez pretendem afinar suas posições frente à cúpula que a União das Nações Sul-americanas (Unasul) realizará na semana que vem na Argentina.

Os principais assuntos tratados na cúpula serão um plano de diálogo com os Estados Unidos, país com o qual o Governo de Chávez mantém relações conflituosas, e a escolha do secretário-geral do organismo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h50

    -0,84
    3,154
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h55

    0,38
    70.276,92
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host