UOL Notícias Notícias
 

28/04/2010 - 17h29

Lula deve conversar com Lugo sobre medidas conjuntas contra violência

Rio de Janeiro, 28 abr (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje que aproveitará o encontro que com seu colega paraguaio, Fernando Lugo, na segunda-feira para discutir medidas conjuntas para combater a violência nas áreas fronteiriças.

Em entrevista coletiva, Lula disse que recebeu informações sobre as relações entre grupos criminosos que atuam no Paraguai e no Brasil e que pretende conversar seriamente com Lugo.

"Segunda-feira me encontrarei com Lugo para conversar seriamente sobre o que está ocorrendo na fronteira. Tenho umas informações primárias da inteligência brasileira", disse o presidente à imprensa após seu encontro com o líder da Venezuela, Hugo Chávez.

"Não faremos nada no Brasil até não entrarmos em acordo com Lugo o que podemos fazer conjuntamente para ter paz e construir bases de desenvolvimento Paraguai", acrescentou o governante.

O chefe de Estado do Brasil respondeu dessa forma a uma pergunta sobre as supostas relações entre a guerrilha Exército do Povo do Paraguai (EPP), o Primeiro Comando da Capital (PCC) e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Segundo os meios de comunicação, dois integrantes do PCC teriam participado nesta semana na cidade fronteiriça de Pedro Juan Caballero do atentado em que senador paraguaio Robert Acevedo ficou ferido e no qual morreram seu guarda-costas e o motorista.

O atentado aconteceu no segundo dia de vigência do estado de exceção decretado por 30 dias pelo Governo paraguaio para combater a violência em cinco departamentos do país, dos quais três estão na fronteira com o Brasil.

A medida excepcional tem como objetivo intensificar a busca dos integrantes do EPP, que, segundo a Promotoria paraguaia, foi instruído pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) para perpetrar sequestros e outros atos ilícitos nas regiões de floresta desses departamentos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h10

    0,44
    3,143
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h15

    -0,59
    75.553,89
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host