UOL Notícias Notícias
 

28/04/2010 - 12h35

Mujica viaja para reunir-se com Cristina na Argentina

Montevidéu, 28 abr (EFE).- O presidente do Uruguai, José Mujica, viaja hoje a Buenos Aires para se encontrar com a colega argentina, Cristina Fernandez de Kirchner, para avançar na solução do conflito por causa de uma fábrica de celulose, segundo fontes do Governo uruguaio.

Mujica viajará para Buenos Aires acompanhado do chanceler uruguaio, Luis Almagro, para se reunir com Cristina e com o chanceler argentino, Jorge Taiana, na residência presidencial de Olivos às 16h (horário local e em Brasília).

Conforme a edição de hoje do jornal "El País", o vice-presidente uruguaio, Danilo Astori, diz que Mujica não vai pedir desculpas em Buenos Aires pela instalação da fábrica de celulose nas margens do rio Uruguai, motivo de um conflito bilateral sobre o qual acaba de pronunciar-se a Corte Internacional de Justiça de Haia.

Esse pedido de desculpas é esperado pelo Governo de Cristina para melhorar a confiança entre ambos os países.

Entre os temas que a delegação uruguaia levará à reunião está a maneira como os Governos vão administrar a decisão da Corte Internacional de Justiça (CIJ).

Para Mujica, um dos aspectos mais importantes da reunião com Cristina é encontrar uma solução para abrir a ponte internacional que liga Fray Bentos (Uruguai) com Gualeguaychú (Argentina), que está bloqueada desde novembro de 2006 por grupos ambientalistas da cidade argentina, em protesto pela fábrica de celulose uruguaia.

Outro assunto em pauta será a candidatura do ex-presidente da Argentina Néstor Kirchner, marido da atual governante, à secretaria-geral da União de Nações Sul-americanas (Unasul).

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h39

    -0,07
    3,133
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h47

    -0,83
    75.357,24
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host