UOL Notícias Notícias
 

03/05/2010 - 14h06

Conservador Cameron desponta como vencedor mas sem maioria absoluta

Londres, 3 mai (EFE).- O líder conservador David Cameron segue a frente das pesquisas de intenção de voto e desponta como ganhador nos próximo pleito britânico, mas sem maioria absoluta, o que os ingleses chamam de um Parlamento "pendurado".

A três dias das eleições, que serão realizadas na quinta-feira, os líderes dos três principais partidos fazem esforços para arrancar os últimos votos dos indecisos, em uma das campanhas mais apertadas da história do Reino Unido.

As pesquisas mais recentes, publicadas hoje pelo "The Guardian" e "The Sun", atribuem aos conservadores 33 e 34% dos votos respectivamente, contra 28 e 29% dos liberal-democratas e 28% para os trabalhistas nos dois casos.

A vantagem atribuída aos "tories", no entanto, não garante uma maioria absoluta de cadeiras na Câmara dos Comuns - eles precisam de 326, dos 209 que têm agora-, com o que, se chegar a governar, teriam que fazê-lo em coalizão ou buscando acordos pontuais.

O sistema eleitoral britânico não é de representação proporcional. Ganha a cadeira correspondente a cada circunscrição o candidato de qualquer partido com mais votos, de modo que o resto dos sufrágios nessa demarcação "se perdem" e não ficam refletidos na Câmara dos Comuns.

Isto significa que o partido com mais votos em nível nacional pode não obter o máximo número de cadeiras se não chegar a controlar a maior parte das circunscrições, e por outro lado com menos votos totais pode fazê-lo se faz-se com a maioria delas.

Este sistema favorece a formação de maiorias parlamentares estáveis e beneficia aos grandes partidos (o Trabalhista e o Conservador), prejudicando especialmente à terceira força do país, o Partido Liberal-Democrata, o qual, apesar de seu aumento de popularidade em nível de intenções de voto, não tem opções reais (salvo uma reviravolta eleitoral milagrosa) de governar sozinho, pois não controla circunscrições suficientes.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host