UOL Notícias Notícias
 

03/05/2010 - 18h45

Hillary reitera compromisso dos EUA de defender liberdade de expressão

Washington, 3 mai (EFE).- A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, reiterou hoje seu compromisso de trabalhar pela defesa da liberdade de expressão no mundo e dos "valentes" jornalistas que são perseguidos por exercer sua profissão.

Por ocasião do Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, Hillary afirmou em comunicado que os Estados Unidos querem trabalhar com jornalistas, com o setor privado, com ONGs e com outros Governos que têm o mesmo objetivo de defender o que é um direito humano.

"Uma imprensa livre é essencial para dar poder à cidadania, para que o Governo preste contas e para um desenvolvimento econômico responsável. Sempre que a imprensa independente se encontra ameaçada, a governabilidade responsável e a liberdade humana são solapadas", disse a chefe da diplomacia americana.

Hillary lembrou que jornalistas de todo o mundo arriscam sua liberdade e suas vidas para informar independentemente sobre medidas e atuações dos Governos e de suas consequências, relatar o que ocorre em zonas de conflito, expor crimes e casos de corrupção e revelar violações dos direitos humanos.

"Para exercer o direito de liberdade de expressão, jornalistas e blogueiros muitas vezes são objetos de intimidações, ataques físicos e, inclusive, assassinatos, muitas vezes pelas mãos de agressores desconhecidos que atuam com impunidade", acrescentou a secretária de Estado americana.

Hillary lembrou que em novembro, o presidente dos EUA, Barack Obama, aplaudiu o esforço da blogueira cubana Yoani Sánchez de encorajar seus compatriotas a expressar-se por meio do uso da tecnologia, e disse que seu blog fornece ao mundo uma janela única às realidades da vida diária em Cuba.

No mesmo mês, no entanto, ela e outros dois blogueiros foram detidos à força por agentes enquanto se dirigiam a uma manifestação pacífica.

No total, 71 jornalistas foram assassinados no ano passado, e muitos destes crimes ficaram impunes, ressaltou Hillary.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host