UOL Notícias Notícias
 

03/05/2010 - 14h51

Mubarak e Netanyahu falam sobre retomada das negociações de paz

Cairo, 3 mai (EFE).- Em sua quarta reunião em pouco mais de um ano, o presidente egípcio, Hosni Mubarak, e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, analisaram hoje a retomada das estagnadas negociações de paz entre palestinos e israelenses.

Segundo disseram fontes diplomáticas israelenses, a reunião durou uma hora e meia e foi a portas fechadas.

"A única coisa que posso dizer é que durou mais do que o previsto, e após terminar o primeiro-ministro retornou a Israel", disse à Agência Efe o embaixador israelense no Cairo, Yitzhak Levanon.

O encontro entre Mubarak e Netanyahu ocorreu no hotel "Jolie Ville Golfe", da cidade turística de Sharm el-Sheikh, às margens do Mar Vermelho e onde se encontra o governante egípcio desde que foi submetido recentemente a uma operação cirúrgica.

Mubarak e Netanyahu analisaram uma iniciativa dos Estados Unidos para começar negociações indiretas entre palestinos e israelenses, com medicação americana, que está colocada há vários meses e que ainda não alcançou resultados.

Os palestinos, que em um princípio tinham aceitado participar dessas negociações indiretas, recuaram depois que em 11 de março Israel anunciasse a construção de 1,6 mil novas casas em Jerusalém Oriental.

Mas a Liga Árabe, em reunião de um comitê ministerial realizada no sábado à noite, deu sinal verde a essas negociações indiretas e disse que uma vez que obtenham resultados será adotada uma decisão sobre possíveis conversas diretas no futuro.

A reunião dos líderes do Egito e Israel ocorreu enquanto em Jerusalém era anunciada a chegada à região, hoje, do enviado especial da Casa Branca para o Oriente Médio, George Mitchell, para lançar estas negociações indiretas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host