UOL Notícias Notícias
 

03/05/2010 - 14h55

Pentágono revela detalhes de seu arsenal nuclear em conferência

Washington, 3 mai (EFE).- O Pentágono revelará hoje informações sobre seu arsenal nuclear até agora classificado, coincidindo com a abertura da Conferência de Revisão do Tratado de Não-Proliferação (TNP) realizado em Nova York.

Segundo um alto funcionário, tornar pública esta informação faz parte do compromisso dos Estados Unidos de reduzir seu arsenal nuclear significativamente, informou o jornal "The New York Times".

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, incluirá estes dados em seu discurso na conferência das Nações Unidas, indicou o jornal.

Está previsto que Hillary também anuncie novos fundos para a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Durante anos, a inteligência americana se opôs à publicação de descrições quantitativas do arsenal nuclear, perante a preocupação de que esses números pudessem ajudar os grupos terroristas a calcular o mínimo de combustível nuclear necessário para gerar uma arma.

O TNP compromete os países signatários a usar seu potencial nuclear apenas com fins pacíficos, enquanto garante que as cinco potências atômicas oficiais (EUA, Grã-Bretanha, França, China e Rússia) reduzirão de forma gradual seus arsenais nucleares até eliminá-los.

A conferência de desarmamento será realizada pelas Nações Unidas entre os dias 3 e 28 de maio e deve contar com delegações dos 189 países signatários do Tratado de Não-Proliferação que entrou em vigor em 1970 e procura impedir a proliferação de armas nucleares e o desmantelamento dos arsenais existentes.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host