UOL Notícias Notícias
 

05/05/2010 - 14h36

Abbas espera sinal verde para recomeçar diálogo indireto com Israel

Amã, 5 mai (EFE).- O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, disse hoje em Amã que espera que no próximo sábado seu gabinete dê sinal verde para o recomeço das conversas indiretas com Israel.

Depois de se reunir com o rei Abdullah II na capital jordaniana, Abbas declarou à imprensa que "a liderança palestina se reunirá no sábado para decidir sobre o diálogo indireto".

"Não podemos dizer que haja acordo para que comecem as conversas, mas há uma recomendação árabe", disse Abbas sobre o apoio ao diálogo anunciado pela Liga Árabe no domingo.

"Depois, diremos a Mitchell que estamos prontos para as negociações. Se isto acontecer, estaremos no bom caminho", acrescentou.

O líder palestino esclareceu que o diálogo com Israel abordará questões como as fronteiras e a segurança.

Além disso, os dois líderes conversaram sobre a viagem à região do enviado especial dos Estados Unidos ao Oriente Médio, George Mitchell.

Ele empreenderá hoje em Jerusalém os contatos para retomar o processo de paz entre israelenses e palestinos com uma conversa com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

Está previsto, além disso, que Abbas vá a Washington em meados de maio para se reunir com o presidente dos EUA, Barack Obama.

Esta manhã, o presidente da ANP e o presidente do Egito, Hosni Mubarak se reuniram no Cairo para impulsionar o início de conversas indiretas entre palestinos e israelenses.

Abbas e o rei da Arábia Saudita, Abdullah bin Abdul Aziz, analisaram ontem em Riad os empecilhos ao processo de paz no Oriente Médio e espera-se que na próxima sexta-feira o dirigente palestino se reúna com Mitchell na cidade palestina de Ramala.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h59

    0,26
    3,190
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h00

    0,73
    65.148,56
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host