UOL Notícias Notícias
 

05/05/2010 - 18h06

Assessor de Lula chama guerrilha paraguaia de "peça de ficção"

São Paulo, 5 mai (EFE).- O assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, afirmou hoje que o surgimento de uma guerrilha paraguaia é "uma peça de ficção".

"A guerrilha paraguaia é uma peça de ficção. Uma piada. Não são mais de 20 militantes e as próprias autoridades paraguaias o dizem. Para o Brasil, não tem maior significado, mas nossa Polícia Federal está colaborando com as investigações", disse Garcia em declarações à Agência Efe.

Em discurso durante um seminário sobre defesa realizado hoje em São Paulo, Garcia opinou que a situação na fronteira "não se resolve a tiros", já que é "uma questão de inteligência" e considerou que a solução do assunto corresponde ao Governo paraguaio.

No mesmo seminário, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, concordou com Garcia e disse que o caso da guerrilha paraguaia "é uma situação exagerada em termos de imprensa".

"O fato é que o Governo paraguaio tem o controle da situação e estamos aí para o possível", acrescentou Jobim.

O assessor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva também disse que a questão da violência no Paraguai "não foi abordado a fundo" na cúpula de líderes da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) realizada nesta segunda-feira na Argentina.

Nessa reunião, a Unasul manifestou sua "solidariedade" ao Paraguai em sua luta contra a "violência criminosa" atribuída ao chamado Exército do Povo Paraguaio (EPP), que obrigou o Congresso a decretar estado de exceção em cinco departamentos no norte do país por um mês.

Segundo a Promotoria paraguaia, o EPP nasceu de uma cisão do Partido Pátria Livre (PPL) e pode ter ligações com a organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

Dois supostos membros do PCC foram detidos na cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero, na fronteira com a brasileira Ponta Porã (MS), acusados do atentado contra o senador paraguaio Robert Acevedo e a morte de seus dois guarda-costas no último dia 26.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h16

    -0,05
    3,173
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h23

    1,12
    65.403,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host