UOL Notícias Notícias
 

05/05/2010 - 16h56

Berlusconi assume Ministério da Indústria temporariamente

Roma, 5 mai (EFE).- O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, assumiu hoje de modo interino a pasta de Desenvolvimento Econômico da Itália após a renúncia do titular do Ministério, Claudio Scajola, devido a um escândalo relacionado com a suposta corrupção na preparação de uma reunião do G8 em La Magdalena.

O Governo da Itália divulgou um comunicado informando que o presidente italiano, Giorgio Napolitano, recebeu hoje Berlusconi para aceitar a renúncia de Scajola e a nomeação do primeiro-ministro como titular provisório de Desenvolvimento Econômico, o equivalente ao Ministério da Indústria na Itália.

Já o ex-titular da pasta anunciou na terça-feira sua renúncia devido ao escândalo pela suposta compra de um apartamento em Roma com dinheiro negro proveniente do empresário romano Diego Anemone, um dos acusados na suposta trama de corrupção nas obras para acolher uma reunião do G8 na ilha de La Magdalena, na Sardenha.

O ministro justificou sua renúncia alegando que isso permitirá exercer sua defesa no caso, trazido à tona pelos meios de comunicação italianos que fazem questão de ressaltar que ele não estava nem na lista de pessoas a serem interrogadas pela Promotoria de Perugia, centro da Itália.

As acusações da imprensa não foram confirmadas nem pelas autoridades de Perugia, nem pelo próprio ministro, que há alguns anos comprou um apartamento próximo ao Coliseu de Roma no nome de Scajola com cheques emitidos pelo arquiteto Angelo Zampolini.

O arquiteto, investigado por lavagem de dinheiro, é próximo a Anemone, preso em fevereiro pela participação na trama de corrupção na concessão das obras para grandes eventos realizadas na Itália. Entre as obras suspeitas estão os trabalhos para a sede da cúpula do G8, que em princípio ia acontecer na ilha de La Magdalena e que depois foi transferida para L'Aquila.

De fato, a Promotoria de Perugia trabalha, segundo os meios de comunicação, com a hipótese de que o dinheiro que supostamente Zampolini quis lavar, e com o qual se suspeita que tenha comprado o apartamento de Scajola em Roma, venha de Anemone.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host