UOL Notícias Notícias
 

05/05/2010 - 10h12

Irã inicia exercícios militares no Estreito de Ormuz

Teerã, 5 mai (EFE).- A Marinha iraniana iniciou hoje uma série de exercícios bélicos no Estreito de Ormuz com os quais pretende mostrar sua capacidade de defesa militar no Mar de Omã e no Oceano Índico.

Os novos exercícios ocorrem apenas dez dias depois de a força naval da poderosa Guarda Revolucionária iraniana realizar uma série de práticas similares na mesma área e em plena escalada de tensões com os Estados Unidos por causa do polêmico programa nuclear iraniano.

Batizadas de "Velayat 89", as manobras militares iniciadas hoje durarão uma semana e, durante as mesmas, está previsto que sejam testados vários tipos de mísseis, informou a imprensa estatal.

O comandante da Marinha iraniana, Habibollah Sayari, explicou à televisão nacional que os exercícios "cobrirão 250 mil quilômetros quadrados" e servirão para demonstrar "a força defensiva de seu país".

No final de abril, a Guarda Revolucionária, corpo de elite das Forças Armadas iranianas, já testou vários mísseis no Golfo Pérsico, uma região de alto valor estratégico. Por suas águas, transita todo ano um quinto do comércio mundial de energia fóssil.

Durante os exercícios militares, aviões S-27 iranianos se aproximaram do porta-aviões americano "USS Eisenhower", destacado na área, e tiraram diversas fotografias, confirmou na terça-feira Sayari.

O almirante não precisou o dia exato no qual isso ocorreu e se limitou a dizer que aviões de seu país cumpriram "seu dever e direito a identificar embarcações estrangeiras na região".

Na segunda-feira, o secretário de Defesa americano, Robert Gates, advertiu que o Irã estava desafiando o poder naval dos Estados Unidos no Oriente Médio.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,68
    3,135
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h22

    0,34
    65.497,12
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host