UOL Notícias Notícias
 

06/05/2010 - 17h52

Brasil anuncia uso de scanner corporal em aeroportos

Brasília, 6 mai (EFE).- O Governo anunciou hoje que começará a usar scanners corporais em alguns aeroportos internacionais para reforçar a segurança do transporte aéreo antes da realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.

A Polícia Federal instalou quatro scanners de corpo inteiro, fornecidos pelo Executivo americano, nos aeroportos internacionais do Rio de Janeiro e São Paulo, assim como em Recife e em Manaus, informou o Ministério da Justiça.

Os quatro lugares escolhidos para a implantação do novo dispositivo de segurança, que começará a funcionar ainda este mês, serão sedes do Mundial de 2014 e, no caso do Rio, também dos Jogos Olímpicos dois anos depois.

Segundo o comunicado as forças de segurança submeterão ao scanneamento de corpo inteiro passageiros "em situação suspeita".

"O uso dos 'body scans' permitirá detectar de forma menos invasiva drogas, armas, explosivos e outros objetos suspeitos transportados pelos passageiros", explica a nota.

Quando o passageiro atravessa o portal, o scanner gera uma imagem da estrutura orgânica e óssea da pessoa que permite a identificação de objetos escondidos sob as roupas ou introduzidos no corpo.

Em fevereiro vários aeroportos britânicos, entre eles o londrino Heathrow, iniciaram a mesma medida, dentro de uma estratégia de endurecimento da segurança que entrou em vigor depois que um nigeriano carregado com explosivos conseguiu embarcar em um voo em dezembro.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host