UOL Notícias Notícias
 

06/05/2010 - 03h04

EUA têm conhecimento da visita de Kim Jong-il à China

Washington, 5 mai (EFE).- Os Estados Unidos confirmaram nesta quarta-feira que sabem que o governante da Coreia do Norte, Kim Jong-il, iniciou uma visita a Pequim para se reunir nesta quinta-feira com altos funcionários do Governo chinês.

A imprensa asiática indicou que Kim chegou a Pequim nesta quarta-feira, e que provavelmente se reunirá com o presidente da China, Hu Jintao, com o objetivo de solicitar ajuda econômica.

Em conversa com jornalistas, o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Philip Crowley, se limitou a dizer que o país "tem conhecimento" da visita, após destacar que os americanos compartilham com a China a preocupação pelo "comportamento provocativo" da Coreia do Norte.

O porta-voz indicou que os Estados Unidos esperam que a Coreia do Norte cumpra suas obrigações e compromissos internacionais.

"Esperamos que a Coreia do Norte cesse seu comportamento provocativo e depois veremos o que surge desta reunião de amanhã (quinta-feira)", acrescentou.

Em troca da ajuda econômica, o presidente norte-coreano deve informar às autoridades de seu principal aliado a intenção de voltar às negociações de desarmamento que abandonou há um ano.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host