UOL Notícias Notícias
 

06/05/2010 - 22h23

Lula pretende comparecer à cúpula UE-A.Latina

Brasília, 6 mai (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende ir à Cúpula União Europeia-América Latina (ALC-UE) em Madri após a confirmação de que o presidente de Honduras, Porfirio Lobo, só estará presente na reunião entre a UE e a América Central, informou hoje uma fonte da Presidência da República.

Segundo disse a fonte à Agência Efe, Lobo confirmou hoje sua presença apenas na reunião mencionada, que será um encontro específico dentro da Cúpula ALC-UE. A presença do hondurenho no evento maior representava o único empecilho para a participação brasileira.

O Brasil pretendia boicotar a cúpula se Lobo estivesse presente, já que considera o atual Governo hondurenho resultado de um rompimento da ordem constitucional de Honduras devido à destituição, em 28 de junho do ano passado, do então presidente Manuel Zelaya.

Segundo disse na quarta-feira o assessor de Assuntos Internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia, o boicote brasileiro seria seguido por "pelo menos dez presidentes latino-americanos".

A ameaça de boicote foi anunciada na segunda-feira passada, após o encerramento do encontro entre os líderes da União de Nações Sul-americanas (Unasul), realizado em Campana (Argentina).

Além do Brasil, Equador, Bolívia e Venezuela também ameaçaram não comparecer à Cúpula.

A Cúpula UE-América Latina acontecerá nos dias 17 e 18 deste mês, em Madri.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h00

    0,10
    3,176
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h03

    -0,34
    64.639,28
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host