UOL Notícias Notícias
 

06/05/2010 - 00h51

Seul e Washington determinam que Coreia do Norte causou afundamento de navio

Seul, 6 mai (EFE).- Coreia do Sul e Estados Unidos chegaram à conclusão de que o naufrágio de uma embarcação de guerra sul-coreana em março, perto da fronteira com seus vizinhos do Norte, foi causado por um ataque de Pyongyang, segundo o jornal sul-coreano "DongA Ilbo".

De acordo com a publicação, a equipe de investigadores, da qual participam também especialistas americanos, encontrou no navio uma substância explosiva que poderia pertencer a um torpedo, assim como um fragmento de alumínio de um projétil submarino.

As fontes consultadas pelo jornal indicaram que Seul e Washington determinaram, segundo as provas preliminares, que o afundamento foi causado por um torpedo do regime comunista da Coreia do Norte.

O navio "Cheonan", de 1.200 toneladas, afundou no último dia 26 de março perto da fronteira, no Mar Amarelo, após partir ser partido em dois por uma misteriosa explosão, que provocou a morte de 46 de seus 104 tripulantes.

As primeiras investigações afirmam que a explosão foi externa e foi causada por um torpedo, o que reforçou a tese de uma possível implicação norte-coreana.

Na terça-feira passada, o ministro da Defesa sul-coreano, Kim Tae-young, afirmou que um "ataque surpresa" foi o responsável pelo incidente, mas não culpou diretamente a Coreia do Norte, esperando o final das investigações.

Segundo um alto cargo militar citado pelo jornal, o resultado definitivo da investigação será anunciado em meados deste mês.

O líder norte-coreano, Kim Jong-il, está em Pequim, onde se reuniu na noite desta quarta-feira ontem à noite com o presidente da China, Hu Jintao.

Segundo a imprensa sul-coreana, a viagem poderia fazer com que a Coreia do Norte assuma o compromisso de retomar o caminho do diálogo multilateral para seu desarmamento nuclear.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host