UOL Notícias Notícias
 

06/05/2010 - 12h06

Zelaya rejeita oferta de Lobo para retornar a Honduras

Tegucigalpa, 6 mai (EFE).- O ex-presidente de Honduras Manuel Zelaya rejeitou hoje a nova oferta feita quarta-feira pelo governante hondurenho, Porfirio Lobo, para que retorne ao país assim que quiser com garantias de que nenhuma autoridade lhe fará danos.

"Agradeço suas boas intenções, mas seu próprio ministro de Segurança o desmente, o procurador-geral o desmente, os magistrados do Poder Judiciário o desmentem", ressalta uma mensagem distribuída pelo assessor de Zelaya em Tegucigalpa, Rasel Tomei.

O ex-presidente, que foi derrubado no dia 28 de junho e vive na República Dominicana desde o dia 27 de janeiro, assinala que, além disso, se retornar a Tegucigalpa as autoridades irão prendê-lo.

"Se as ordens de prisão forem levantadas e as ações penais apresentadas pelos golpistas anuladas, asseguro que amanhã ao meio-dia estou em Honduras", afirma Zelaya.

O ex-governante enfrenta acusações nos tribunais de Tegucigalpa por uma série de supostos delitos, entre eles abuso de autoridade e traição à pátria.

Zelaya foi derrubado pelos militares no dia 28 de junho quando promovia uma consulta popular para reformar a Constituição, iniciativa expressamente proibida por vários órgãos do Estado.

O presidente Lobo reiterou na quarta-feira a oferta para que Zelaya retorne ao país quando quiser e como exemplo da atitude moderada da Justiça hondurenha lembrou que vários ministros do Governo do ex-presidente se apresentaram aos tribunais e receberam penas em substituição a prisão.

"O presidente Zelaya não vem porque não quer vir. É hondurenho e tem o legítimo direito de vir quando quiser. Não há nenhuma condição para que ele venha", disse Lobo na quarta-feira em entrevista coletiva.

"Diga-lhe que tome o avião e que se venha, aqui não há problema, aqui ninguém vai atuar arbitrariamente de nenhuma maneira", enfatizou o atual presidente.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host