UOL Notícias Notícias
 

07/05/2010 - 09h20

Xenófobo BNP fecha eleições britânicas sem cadeira no Parlamento

Londres, 7 mai (EFE).- O ultradireitista e xenófobo Partido Nacional Britânico (BNP), do eurodeputado Nick Griffin, fechou as eleições desta quinta-feira no Reino Unido com um grande fracasso.

Apesar dos mais de 300 candidatos que apresentou em todo o Reino Unido, o BNP não conseguiu colocar um único deputado no Parlamento.

Após um ano de maior exposição na mídia pela presença de Griffin e de seu correligionário Andrew Borns no Parlamento Europeu, o BNP só conseguiu aumentar seu apoio em 1,8%, para pouco mais de um milhão de eleitores.

Griffin, de 51 anos, que se apresentava pela circunscrição de Barking (leste de Londres), foi derrotado amplamente pela trabalhista Margaret Hodge.

A participação de Griffin, em outubro passado, em um debate político na "BBC", gerou fortes protestos contra o canal de TV, que defendeu o direito do partido de expressar seus pontos de vista.

Entre os fatores que podem ter contribuído para o fracasso de Griffin, estão a aversão tradicional do povo britânico a extremismos e as propostas de limite à imigração já contida nas pautas de trabalhistas e conservadores.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h19

    -0,77
    3,258
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h30

    1,01
    63.862,23
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host