UOL Notícias Notícias
 

11/05/2010 - 13h04

Merkel anuncia novas medidas de economia contra os mercados

Berlim, 11 mai (EFE).- A chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou hoje novas medidas de economia também para a Alemanha, como parte do programa de ajuste que tem de fazer a União Europeia para combater as investidas dos mercados.

Em reunião do grupo parlamentar democrata-cristão, a chanceler defendeu o mecanismo de estabilização para países em dificuldades, assim como para "ganhar tempo" enquanto preparam os programas de ajuste necessários em alguns Estados da zona do euro.

Segundo indicaram parlamentares que assistiram à reunião do grupo, Merkel anunciou, embora sem especificá-las, novas medidas de economia também para a Alemanha, cujos detalhes serão elaborados nas próximas quatro semanas.

Merkel fez estas declarações após aprovar hoje o conselho de ministros a contribuição alemã ao mecanismo de estabilização para a zona do euro.

Alemanha se compromete a facilitar até 123 bilhões de euros dos até 500 bilhões de euros em garantias para eventuais resgates aos Estados da zona do euro em dificuldades de solvência.

Esta quantia é regida pela contribuição percentual de cada estado ao Banco Central Europeu, que no caso da Alemanha representa 28%.

Este montante poderia inclusive aumentar até 148 bilhões se a Alemanha tivesse de cobrir membros incapazes a atender a sua própria contribuição por encontrar-se à beira da quebra.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host