UOL Notícias Notícias
 

12/05/2010 - 09h36

Aquino começa a desenhar equipe de Governo nas Filipinas

Manila, 12 mai (EFE).- Benigno Aquino, vencedor das eleições à Presidência das Filipinas realizadas na segunda-feira, prepara-se para suceder no cargo Gloria Macapagal Arroyo e desenhar sua futura equipe de Governo.

O herdeiro da influente dinastia Aquino começou os preparativos para formar Governo e para a posse, em 1º de julho, ao tempo que reafirmou seu compromisso para combater a corrupção na administração pública.

Embora ainda não tenham sido anunciados os resultados definitivos, Aquino obteve 41% dos votos emitidos, contra 25% do segundo, o ex-presidente Joseph Estrada, segundo dados provisórios com cerca de 80% dos votos apurados.

Quase todos os candidatos reconheceram a vitória de Aquino e alguns ofereceram sua colaboração, com a exceção de Estrada.

Na terça-feira, a comissão eleitoral anunciou que parou de informar as parciais para permitir ao Congresso dos Deputados divulgar os nomes do presidente e vice-presidente do país com 100% dos votos apurados, como exige a lei.

A maior incógnita agora esta sobre a Vice-Presidência, já que Jejomar Binay, prefeito de um dos distritos mais prósperos de Manila, o de Makati, lidera a votação com uma estreita margem de 800 mil votos sobre Mar Roxas, o candidato apoiado por Aquino, do Partido Liberal.

A vitória de Binay, que formou dupla com Estrada, representaria um contratempo para Aquino, porque contava com Roxas como uma de suas peças chaves de seu Gabinete.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h20

    0,60
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h28

    -0,85
    74.748,47
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host