UOL Notícias Notícias
 

12/05/2010 - 12h13

Cameron promete Governo de responsabilidade com liderança estável

Londres, 12 mai (EFE).- O novo premiê do Reino Unido, David Cameron, prometeu hoje um Governo que será regido por três princípios chaves - "a liberdade, a justiça e a responsabilidade" - e que terá como objetivo principal dar ao Reino Unido "uma liderança estável".

Em sua primeira entrevista coletiva, o conservador Cameron ofereceu sua primeira entrevista coletiva, junto com seu vice-primeiro-ministro, o liberal-democrata Nick Clegg, nos jardins do número 10 de Downing Street e fez uma declaração na qual assegurou que o Governo de coalizão tem "uma agenda compartilhada".

"Temos não só um novo Governo, mas também uma nova política na qual o interesse nacional está acima do interesse dos partidos", disse Cameron antes de dar a palavra a Clegg.

O líder liberal-democrata destacou que o novo Governo "será durável", apesar das diferenças entre as formações, porque estão unidas no propósito de ter um Executivo estável.

"Até hoje éramos rivais e agora somos colegas, e isso é algo que diz muito sobre esta nova política", manifestou Clegg.

Os líderes encenaram a unidade do recém-nascido Governo de coalizão, o primeiro do Reino Unido desde a Segunda Guerra Mundial, chegando juntos à entrevista coletiva em uma conversa pelos jardins da residência oficial do primeiro-ministro, que raramente foram utilizados para encontros com a imprensa.

Cameron não poupou adjetivos para descrever o momento político que vive o Reino Unido e declarou que o Governo de aliança representa uma mudança de proporções "históricas e sísmicas" e que seu trabalho tem vocação de "longo prazo".

Destacou que a nomeação de seis liberais-democratas no Governo, incluindo Clegg, é "o sinal da fortaleza e da base forte da coalizão" e a mostra a "determinação sincera de trabalhar de maneira construtiva para que esta coalizão funcione pelo bem do interesse nacional".

"Temos a determinação compartilhada de enfrentar os desafios que tem o país: proteger nossa segurança nacional e apoiar nossas tropas no exterior, enfrentar a crise da dívida, reparar nosso sistema político e construir uma sociedade mais forte", declarou o novo primeiro-ministro e líder "tory".

Lembrou neste sentido que hoje foram divulgados os números de desemprego, que se situaram no nível mais alto desde 1994, e assinalou que representam "outro sintoma do custo dos erros econômicos cometidos durante a última década".

"Entendemos que não vamos solucionar esses problemas da noite para o dia", reconheceu Cameron, quem advertiu das dificuldades pendentes, dado que "nenhum Governo em tempos modernos se encontrou com uma herança econômica tão terrível".

Clegg destacou que a sociedade britânica segue sofrendo "injustiça", mas ao mesmo tempo ressaltou que "em um momento de enormes dificuldades como o atual nosso país necessita um Governo estável e sólido".

"Era necessário um Governo ambicioso, decidido a trabalhar por um futuro melhor", acrescentou o líder liberal-democrata, quem admitiu que a opção do Governo de coalizão representa "um risco" que o tempo deve resolver.

Ele se mostrou convencido que "este Governo durará, apesar das diferenças, porque estamos unidos em um propósito comum no trabalho que queremos fazer juntos nos próximos cinco anos".

"Nossa ambição é singela, mas profunda. Nossa ambição é colocar nas mãos do povo, as famílias e as comunidades o poder real e as oportunidades, com o objetivo de mudar para melhor suas vidas e de mudar para melhor nosso país", assinalou.

"Para mim, nisto consiste o liberalismo, em garantir que todo o mundo tem a oportunidade, sem importar quem sejam nem de onde venham, para ser a pessoa que querem ser e viver as vidas que querem viver", acrescentou o líder liberal-democrata.

Ambos dirigentes se mostraram relaxados e inclusive fizeram brincadeiras.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host