UOL Notícias Notícias
 

12/05/2010 - 14h33

Em viagem por Portugal, papa chega a Fátima

Fátima (Portugal), 12 mai (EFE).- O papa Bento XVI chegou hoje a Fátima, na segunda etapa de sua viagem por Portugal, considerada a mais emotiva pela Igreja e na qual se somará às comemorações pelas aparições de Nossa Senhora do Rosário na cidade, em 1917.

O papa comparou sua viagem a uma peregrinação ao santuário de Fátima, que recebe milhares de visitantes todos os anos, e hoje liderará a procissão noturna em homenagem à Virgem.

A enorme concentração de fiéis na cidade causou engarrafamentos nos acessos à cidade.

Em Fátima, situada a 125 quilômetros ao norte de Lisboa, as autoridades realizaram um grande desdobramento de seguranças e atendimento aos peregrinos, provenientes de diversos países.

Fátima se enche de visitantes, sobretudo, no dia 13 de maio, quando são lembradas as aparições de 1917. Neste ano, com a chegada do papa, os diversos hotéis do pequeno município já estavam lotados há meses.

Na chamada oração das vésperas, presidida hoje por Bento XVI, participarão, além dos fiéis, cerca de seis mil sacerdotes e religiosos de Portugal e de outros países, sobretudo europeus.

Este ano são comemorados os 10 anos da beatificação de duas crianças que presenciaram as aparições em 1917, motivo central da visita do papa a Portugal, ressaltaram a Igreja portuguesa e o Vaticano.

O pontífice, que chegou ontem a Portugal em uma visita de quatro dias que termina na sexta-feira, na cidade do Porto, chegou a Fátima de helicóptero, após realizar, em Lisboa, uma reunião com intelectuais portugueses e receber o primeiro-ministro José Sócrates.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h29

    -0,18
    3,130
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h35

    -0,81
    75.375,44
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host