UOL Notícias Notícias
 

12/05/2010 - 13h17

Mockus promete recuperar comércio com Venezuela e usar diplomacia

Manizales (Colômbia), 12 mai (EFE).- O candidato do Partido Verde à Presidência colombiana, Antanas Mockus, prometeu, em entrevista à Agência Efe, que se ganhar as eleições buscará recuperar o comércio com a Venezuela e usar a "diplomacia" para resolver a crise suscitada com o país durante o atual Governo de Álvaro Uribe.

Também explicou que sua proposta política é devolver o futuro aos colombianos, arrebatado pelas máfias, através da educação e da legalidade.

Mockus aparece empatado nas pesquisas com o candidato governista Juan Manuel Santos nas eleições do dia 30 de maio, o que obrigaria um segundo turno no dia 20 de junho.

O candidato acredita que o potencial econômico da Colômbia só irá explodir se ela contar com os países vizinhos.

"Vamos ter talvez dez anos de auge minerador, mas isso não basta. Não queremos ser analfabetos do carvão e do petróleo", esclareceu ao insistir que "esse mercado regional permitirá que a manufatura e a economia colombiana avancem".

"Queremos exportar produtos como estávamos exportando no marco do Pacto Andino, inclusive com a Venezuela", reiterou.

No entanto, adiantou que no manejo das relações com o Governo de Caracas deveria prevalecer a "prudência" e "o aumento da interdependência".

"A viabilização da interdependência é um fato positivo. Quanto mais dependemos uns dos outros mais incentivos teremos para manter as relações no melhor estado", disse Mockus.

Aos 58 anos o filósofo e matemático se transformou em uma alternativa para a Presidência do país, algo impensável há algumas semanas. Ele foi prefeito de Bogotá e sua gestão transparente lhe valeu a confiança de uma boa parte dos cidadãos.

As desavenças entre Uribe e o venezuelano Hugo Chávez levaram a Venezuela a fechar o comércio com o país, o que supôs uma queda das exportações colombianas com vizinho de 72% só no primeiro trimestre deste ano.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host