UOL Notícias Notícias
 

12/05/2010 - 13h34

ONU amplia em 2 semanas missão de paz na República Centro-Africana e no Chade

Nações Unidas, 12 mai (EFE).- O Conselho de Segurança das Nações Unidas ampliou hoje até o dia 26 o mandato da missão do organismo na República Centro-Africana e no Chade (Minurcat, na sigla em inglês), para dar mais tempo para responder à exigência do Governo chadiano para a retirada dos oficiais da ONU do país.

Os 15 membros do Conselho de Segurança deram apoio unânime à ampliação de 14 dias da missão de paz, contemplada em uma resolução impulsionada pela França, que também aponta a necessidade de "examinar minuciosamente" as recomendações do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para revisar o mandato da Minurcat.

Além disso, o documento reafirma a posição do conselho de que "a situação na região continua sendo uma ameaça à paz e à segurança internacional".

O Governo do Chade considera que não necessita mais da presença de oficias da ONU no extremo ocidental do país, perto da região de Darfur, no Sudão, para proteger os refugiados sudaneses e os deslocados internos afetados pela violência em ambos os lados da fronteira.

Em fevereiro, o presidente do Chade, Idriss Déby, recomendou que o Conselho de Segurança não renovasse o mandato da Minurcat, que venceria no dia 15 de maio, já que a considerava um "fracasso".

No entanto, vários membros do órgão, além de responsáveis da ONU, têm dúvidas sobre a capacidade das forças de segurança chadianas de assumir o trabalho das tropas internacionais.

A Minurcat conta atualmente com 3.300 militares e policiais, quase 1.600 a menos que a quantidade autorizada pelo Conselho de Segurança há um ano.

Cerca de 290 mil refugiados fugiram do Sudão para o Chade desde a explosão da guerra de Darfur em 2003, aos quais se uniram 180 mil chadianos deslocados pela insegurança na região fronteiriça.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host