UOL Notícias Notícias
 

12/05/2010 - 20h36

Sarkozy liga para Lula para expressar apoio em negociações com o Irã

Brasília, 12 mai (EFE).- O chefe de Estado francês, Nicolas Sarkozy, ligou hoje para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para transmitir-lhe seu "apoio" nas gestões com o Irã em busca de uma solução para a questão nuclear, informou um porta-voz da Presidência brasileira.

Lula estará no Irã entre os dias 15 e 17 de maio, para reunir-se com o presidente Mahmoud Ahmadinejad e discutir sobre seu polêmico programa nuclear.

Em sua viagem, o presidente não levará nenhuma proposta nova e insistirá em que Ahmadinejad dialogue mais sobre a oferta apresentada em outubro passado pelas potências nucleares, antecipou um porta-voz de Lula.

Segundo a proposta, Irã entregaria seu urânio enriquecido a 3,5% para a Rússia, onde seria processado até 20% e depois enviado à França, para produzir placas de combustível nuclear que poderiam ser usadas em reatores em Teerã.

O Governo iraniano rejeitou a proposta, por não aceitar entregar todo o seu urânio enriquecido e que troca fosse realizada em dois períodos e fora de suas fronteiras.

A visita de Lula a Teerã faz parte de uma viagem que começará esta noite em Moscou e continuará em Doha no sábado e responde à visita de Ahmadinejad a Brasília em novembro do ano passado.

Depois de ir a esses três países, Lula viajará para Madri para participar da Cúpula União Europeia-América Latina e, em seguida, irá a Lisboa para a X Cúpula Luso-brasileira.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h19

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h24

    -0,47
    63.782,40
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host