UOL Notícias Notícias
 
15/05/2010 - 21h43 / Atualizada 15/05/2010 - 21h57

Comunidade Andina anuncia reunião de seus presidentes com europeus

Lima, 15 mai (EFE).- Os presidentes de Bolívia, Colômbia, Equador e Peru, os países-membros da Comunidade Andina (CAN), se reunirão com a Troika Europeia no próximo dia 19 de maio, em Madri, no marco da 6ª Cúpula da Europa-América Latina e o Caribe.

Um comunicado da CAN assinalou que durante a reunião serão tratados "temas de interesse comum", como o meio ambiente e luta contra as drogas, sobre a base do diálogo já iniciado na 11ª Reunião da Comissão Mista CAN-UE, realizada em março em Bruxelas.

O presidente boliviano Evo Morales; o colombiano Álvaro Uribe; o equatoriano Rafael Correa e o peruano Alan García; acompanhados pelo secretário-geral interino da CAN, o boliviano Adalid Contreras, participam da reunião.

Pela UE participarão o belga Herman Van Rompuy, presidente permanente do Conselho Europeu; José Luis Rodríguez Zapatero, presidente do Governo da Espanha, país que ocupa a Presidência semestral da UE; e o português José Manuel Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia (órgão executivo da UE).

A CAN destacou que a UE "é a principal fonte de cooperação internacional para a Comunidade" e contribui para seu processo de integração com projetos que promovem a coesão econômica e social, a luta contra as drogas, a participação cidadã na integração, a facilitação do comércio e o sistema estatístico do bloco.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host