UOL Notícias Notícias
 
15/05/2010 - 09h06 / Atualizada 15/05/2010 - 10h03

Confrontos deixam quase 200 mortos em Darfur

Cartum, 15 mai (EFE).- Quase 200 rebeldes e policiais morreram em dois confrontos na quinta e na sexta-feira na região de Darfur, informou hoje um porta-voz do Exército do Sudão.

Em entrevista coletiva, um tenente-coronel do Exército anunciou que as forças regulares do país conseguiram assumir o controle da principal base do grupo rebelde Movimento de Justiça e Igualdade (MJI).

A base de Jabal Mun, localizada no norte de Darfur, foi tomada na operação, executada ontem e que deixou 108 rebeldes mortos.

"Liberamos Jabal Mun do controle do MJI e matamos 108 rebeldes, fizemos 61 prisioneiros e nos apoderamos de 16 carros e três grandes caminhões", explicou.

Em outro incidente, informado pelo porta-voz da Polícia sudanesa Mohammed Abdel Meyid al-Tayyip, morreram 63 insurgentes e 27 policiais sudaneses, num ataque do MJI a um comboio militar na estrada que une as cidades de Aldain e Niala, em Darfur.

O oficial explicou que as forças de segurança escoltavam um comboio de dez caminhões durante a noite de quinta-feira passada quando foram atacados por um "alto número de rebeldes, havendo um feroz combate com 63 insurgentes mortos".

Entre eles se encontravam três importantes chefes militares dos rebeldes. Também morreram 27 policiais no enfrentamento.

No início de maio, o MJI anunciou a retirada da mesa de negociação com o Governo do Sudão devido aos combates produzidos contra tropas sudanesas em seu reduto rebelde.

Em fevereiro, o MJI e o Governo assinaram um acordo no Catar que incluía um cessar-fogo, mas que após vários enfrentamentos passou a ser ignorado.

Há três dias, a missão conjunta da ONU e da União Africana em Darfur (Unamid) advertiu que a tensão na região aumentou depois que o Governo sudanês e os rebeldes concentraram forças na zona.

A guerra de Darfur, que eclodiu em 2003, já deixou 300 mil mortos e obrigou 2,7 milhões de pessoas a abandonar suas comunidades de origem, segundo dados da ONU.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host