UOL Notícias Notícias
 
15/05/2010 - 18h08 / Atualizada 15/05/2010 - 18h23

Lula chega ao Irã em busca de uma solução para conflito nuclear

Teerã, 15 mai (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou este sábado a Teerã onde irá se reunir com seu colega Mahmoud Ahmadinejad para tratar da controvertida corrida nuclear do país.

Lula chegou ao aeroporto Mehrabad da capital iraniana em busca de uma solução para o conflito nuclear.

O presidente brasileiro pretende convencer Ahmadinejad a parar de desafiar à comunidade internacional e adotar uma política nuclear similar a do Brasil.

Isso significa agregar mais transparência, maior liberdade para as inspeções internacionais e uma declaração decidida contra as armas nucleares.

Segundo fontes do Governo, a curto prazo o desejo de Lula é evitar a ameaça de sanções ao regime iraniano impulsionadas pelos Estados Unidos e que poderiam ser impostas em junho.

Tanto a Casa Branca como o Kremlin deixaram entrever que não confiam em demasia nas possibilidades de êxito de Lula, embora os dois Governos tenham expressado seu apoio à iniciativa.

Grande parte da comunidade internacional, com Washington, Londres e Berlim à frente, acusa o regime iraniano de ocultar, sob seu programa atômico civil, outro de natureza clandestina e a aplicação bélica cujo objetivo seria a aquisição de um arsenal nuclear, alegação que Teerã nega.

A queda-de-braço se agravou nos últimos seis meses, depois que o Irã colocou impedimentos a uma oferta de troca de combustível nuclear para seu reator civil e começou a enriquecer urânio a 20% por seus próprios meios.

Fontes diplomáticas afirmam que o Brasil deve propor ao Irã que a troca seja feita em um terceiro país de sua confiança, opção que, até o momento, o regime de Teerã também rejeitou.

Na agenda da viagem está previsto que, além de se encontrar com Ahmadinejad, Lula seja recebido pelo aiatolá Ali Jameneí e participe na segunda-feira da sessão inaugural da cúpula do G15 antes de partir rumo a Madri.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h29

    -0,03
    3,135
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h33

    -0,16
    75.868,23
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host