UOL Notícias Notícias
 
15/05/2010 - 08h26 / Atualizada 15/05/2010 - 08h43

Moody's rebaixa nota de 9 bancos gregos

Atenas, 15 mai (EFE).- A agência Moody's rebaixou hoje a qualificação de solvência de nove grandes bancos gregos, numa revisão da análise feita em 30 de abril, e descartou uma nova nota ainda mais baixa para essas entidades.

Um dos maiores rebaixamentos foi para o Marfin Egnatia Bank, que agora tem nota E, a mais baixa da Moody's para bancos comerciais.

A agência afirma que o problema econômico que a Grécia enfrenta tem um forte impacto nas condições financeiras dos bancos do país, que podem precisar de ajuda no futuro.

O pacote de ajuda financeira dado pela zona do euro a Atenas, de 110 bilhões de euros, inclui um fundo de estabilidade de 10 bilhões de euros para os bancos gregos, mas a Moody's não o cita em seu relatório.

As entidades com notas rebaixadas pela Moody's são: Banco Nacional da Grécia, EFG Eurobank Ergasias SA, Alpha Bank AE, Piraeus Bank, Emporiki Bank of Greece, Agricultural Bank of Greece, General Bank of Greece, Marfin Egnatia Bank e Attica Bank.

Esta semana, o presidente do Banco Nacional da Grécia, Vassilis Rápanos, assegurou à Agência Efe que os bancos do país estão bem abastecidos de capital e que não correm perigo de insolvência.

A Moody's prevê que, em um futuro previsível, os bancos gregos enfrentarão condições "muito difíceis" nos mercados atacadistas e, por isso, continuarão dependendo de fundos do Banco Central Europeu (BCE), mas adverte que esse dinheiro não é ilimitado.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h20

    -0,41
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h27

    0,54
    63.568,28
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host