UOL Notícias Notícias
 
15/05/2010 - 20h35 / Atualizada 15/05/2010 - 20h43

Presidente do Haiti reafirma que vai deixar o poder em fevereiro

Porto Príncipe, 15 mai (EFE).- O presidente do Haiti, René Préval, reafirmou hoje que deixará o poder no dia 7 de fevereiro de 2011 caso sejam realizadas eleições presidenciais no final deste ano.

"Ainda tenho oito meses para passar na Presidência do Haiti, já que no dia 7 de fevereiro deverei sair caso as eleições sejam realizadas em novembro", declarou ao fim de uma entrevista coletiva conjunta com o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno, que estava de passagem pelo país.

"Trabalho verdadeira e fortemente para que as eleições possam acontecer", acrescentou Préval.

Além disso, ele informou que se reuniu ontem com o Conselho Eleitoral Provisório (CEP), o Escritório Nacional de Identificação (ONI) e a Organização dos Estados Americanos (OEA) para ver como chegar "a tempo a ter boas eleições", e enfatizou: "É certo que vou sair".

O Parlamento haitiano aprovou uma lei que prolonga o mandato de Préval até o dia 14 de maio de 2011 caso não sejam realizadas eleições até o final deste ano.

A Constituição do Haiti prevê o dia 7 de fevereiro como a data fixa de transmissão do poder de um presidente para seu sucessor.

Em várias regiões do Haiti acontecem manifestações para pedir a renúncia de Préval, acusado de violar a Constituição para manter-se no poder.

Milhares de camponeses se manifestaram hoje neste sentido em Marigot (sudeste), segundo reportaram correspondentes locais.

Acompanhada pela Polícia e pelos capacetes azuis das Nações Unidas, a manifestação se desenvolveu pacificamente, enquanto outras demonstrações são anunciadas em Porto Príncipe para o início da próxima semana.

O secretário-geral adjunto da OEA, Albert Ramdin, disse hoje que o Haiti está pronto para levar a cabo às eleições em novembro, como o previsto, apesar dos efeitos do terremoto do dia 12 de janeiro.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h59

    0,10
    3,280
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h08

    1,55
    62.628,83
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host