UOL Notícias Notícias
 
16/05/2010 - 17h25 / Atualizada 16/05/2010 - 17h30

Ataque ao Parlamento deixou ao menos 25 mortos e 60 feridos na Somália

Mogadíscio, 16 mai (EFE) - Pelo menos 25 civis morreram e outros 60 ficaram feridos hoje em Mogadíscio quando insurgentes muçulmanos de Alshabab dispararam morteiros contra um edifício em que o Parlamento mantinha uma sessão, informou Ali Musa Mohamud, diretor do serviço de ambulâncias.

As forças de paz da União Africana responderam com mísseis e nenhum parlamentar foi ferido.

Antes disso, no entanto, o clima já estava tenso. O Presidente da Câmara foi retirado do prédio por forças de paz da União Africana depois que centenas de parlamentares começaram a gritar palavras de ordem contra ele e lhe impediram de presidir a sessão.

"O presidente deve ir, seu mandato já terminou, queremos um novo presidente", gritavam os parlamentares.

O xeque Adan Madobe, presidente do Parlamento, ressaltou que a câmara negou um voto de confiança ao Governo transitório e pediu um novo primeiro-ministro.

Segundo Madobe, "na votação de hoje no Parlamento, 280 parlamentares votaram contra o Governo depois que 90 legisladores apresentaram uma moção de confiança".

No entanto, segundo o primeiro-ministro, Omar Abdirashid Sharmaarke, que acusou o presidente da Câmara de traição, não houve hoje votação alguma depois que os legisladores impediram que Madobe presidisse a sessão.

"As alegações do presidente não tem fundamento, hoje não houve votação no Parlamento, suas ações alimentam a violência, ele perdeu a confiança dos parlamentares", afirmou Abdirashid.

"O que fez é um crime contra os interesses nacionais, perderá seu posto no Parlamento e enfrentára acusações de traição", acrescentou.

A controvertida disputa no Parlamento começou em dezembro de 2009, quando o atual Presidente da Câmara rejeitou uma moção que questionava a legalidade de seu cargo.

A Somália carece um Governo efetivo desde 1991.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h00

    -0,48
    3,260
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h02

    1,68
    62.710,02
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host