UOL Notícias Notícias
 
16/05/2010 - 01h52 / Atualizada 16/05/2010 - 01h54

Franco-atiradores matam camisa vermelha perto de zona ocupada de Bangcoc

Bangcoc, 16 mai (EFE).- Os franco-atiradores do Exército tailandês abateram hoje com um tiro um manifestante quando várias centenas se concentravam nas imediações da zona central de Bangcoc, ocupada pelos camisas vermelhas, disseram testemunhas e fontes médicas.

O incidente aconteceu em uma avenida a leste da base vermelha e no mesmo local no qual durante os últimos três dias várias pessoas morreram por tiros dos soldados.

O centro de emergências, que coordena a assistência de saúde, informou que o manifestante recebeu um tiro na cabeça e que morreu quando era levado para o hospital.

Os camisas vermelhas, comandados por Prateep Ungsongtham, um ativista do bairro vizinho portuário de Klong Tey, queimaram vários pneus e tentaram depois avançar em direção à posição militar.

Os soldados têm a ordem de disparar contra qualquer camisa vermelha que esteja a menos de 36 metros de uma posição militar, disse o porta-voz de Exército, coronel Sansern Kaewkamnerd Pelo menos 25 pessoas morreram e cerca 200 ficaram feridas desde que na quinta-feira passada o Exército realizou uma ampla operação para sitiar os milhares de partidários da frente antigovernamental entrincheirados no coração comercial da capital.

Apesar da pressão exercida pelas tropas, os líderes dos manifestantes asseguram que descartaram a rendição, e ordenaram a seus seguidores de outras províncias a se unirem ao protesto em Bangcoc.

"Os camisas vermelhas de outras províncias virão em pequenos grupos para enfrentarem os soldados", disse à Agência Efe Keow Phituthong, destacado líder da frente e da região nordeste do país, a principal praça forte da frente.

A violência que ressurgiu no sábado em ruas situadas nas imediações da base vermelha, deixou pelo menos oito mortos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host