UOL Notícias Notícias
 
16/05/2010 - 06h29 / Atualizada 16/05/2010 - 06h29

Governo tailandês dá até amanhã para manifestantes abandonarem protesto

Bangcoc, 16 mai (EFE).- O Governo da Tailândia deu de prazo aos camisas vermelhas até as 15h (horário local, 5h de amanhã de Brasília) para abandonar voluntariamente a região que ocupam no centro comercial de Bangcoc, informaram fontes oficiais.

A proposta foi feita após o Executivo anunciar o toque de recolher que está previsto para entrar em vigor nas próximas horas, em resposta à violência suscitada pelos confrontos entre os manifestantes antigovernamentais e os soldados, que causaram 25 mortos desde quinta-feira passada.

O porta-voz do Exército, coronel Samsen Kaewkamnerd, disse à imprensa que aqueles manifestantes que abandonarem a base vermelha antes de se cumprir o prazo não serão acusados de infringir a lei.

No entanto, não deu detalhes acerca das ações que as autoridades empreenderão contra aqueles manifestantes que decidirem permanecer na base vermelha uma vez transcorrido o prazo.

As autoridades de saúde anunciaram que se preparam para evacuar milhares de crianças, mulheres e idosos que se encontram no acampamento dos manifestantes, cercado pelos soldados.

O secretário-geral de Instituto Nacional de Serviços Médicos de Emergência, Chatree Charoenchiwakul, disse à imprensa que o centro de operações para segurança pediu sua intervenção para evacuar essas pessoas do acampamento dos chamados camisas vermelhas no menor prazo de tempo possível.

A evacuação será feita por pessoal sanitário, trabalhadores de organizações civis e agentes da Polícia.

Após conhecer a proposta, Natthawut Saikua, um dos mais destacados líderes da frente antigovernamental, comunicou aos manifestantes que tinham liberdade para abandonar ou continuar no acampamento, de uns três quilômetros quadrados e no qual as provisões se tornam escassas.

Saikua disse que a frente deu ordens aos serviços de segurança da base vermelha, de permitir a saída por qualquer dos acessos, e recomendou às famílias com filhos para buscar abrigo nos mosteiros e templos budistas dos arredores.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host