UOL Notícias Notícias
 
16/05/2010 - 16h13 / Atualizada 16/05/2010 - 16h22

Khamenei recebe Lula e pede esforços contra "políticas arrogantes"

Teerã, 16 mai (EFE).- O líder supremo da revolução iraniana, aiatolá Ali Khamenei, recebeu hoje o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Teerã e pediu aos países independentes que unam esforços para derrotar as "políticas arrogantes do mundo".

Na mesma linha, louvou as políticas do Brasil, que para ele, durante os últimos anos, foram "independentes e contrárias aos interesses dos Estados Unidos".

"A República Islâmica do Irã recebe com beneplácito as relações com o Brasil em assuntos bilaterais e internacionais", afirmou.

Lula, por sua vez, assinalou que o Irã "é um país importante" e que, para o Brasil, tem "direito a defender sua independência e progredir no caminho de desenvolvimento".

O presidente iniciou hoje uma visita oficial ao Irã, muito aguardada na cena internacional por possíveis saídas para o impasse na questão nuclear, mas que acabou centrada na ampliação dos vínculos bilaterais Depois de participar amanhã da cúpula do G15, um grupo de países em desenvolvimento do qual o Brasil faz parte, Lula deve viajar amanhã para Madri.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host