UOL Notícias Notícias
 
16/05/2010 - 21h03 / Atualizada 16/05/2010 - 21h05

"Super terça" de primárias pode ser barômetro eleitoral nos EUA

Washington, 16 mai (EFE).- Na próxima terça-feira irão acontecer eleições primárias em alguns estados dos Estados Unidos, que políticos e analistas acreditam que podem servir de barômetro para medir a atitude do público frente às eleições legislativas de novembro.

As mais importantes são o pleito da Pensilvânia, Arkansas e Kentucky para as candidaturas ao Senado, onde pode ser visto o grau de rejeição do eleitorado aos políticos estabelecidos e a Washington em geral.

O descontentamento já aflorou com as vitórias dos republicanos nas eleições para governador da Virgínia e Nova Jersey nos últimos meses, e sua captura da cadeira por Massachusetts no Senado que pertenceu ao democrata falecido Edward Kennedy.

Na Pensilvânia, Arlen Specter, que passou para o partido democrata ano passado, está atrás do congressista Joe Sestak.

"Tentei moderar o partido republicano", disse hoje Specter à "CNN", que explicou que decidiu apoiar o programa de estímulo econômico do presidente Barack Obama, que seu partido de então rejeitava, porque "parecia" que o país estava "caindo em uma depressão como a de 1929".

Por outro lado, Sestak afirmou também a "CNN" que Specter, que cumpriu cinco mandatos no Senado como republicano, exemplifica "tudo o que vai mal em Washington".

Em Arkansas, a senadora democrata Blanche Lincoln está à frente do vice-governador Bill Halter, mas pode ir para o segundo turno caso não chegue a uma margem de vitória suficientemente ampla.

A terceira corrida mais concorrida é a de Kentucky, onde se medirá o vigor do "Tea Party", um movimento de conservadores de base que organiza protestos em todo o país contra o aumento da despesa do Governo e a reforma do sistema de saúde.

Nesse estado um homem desse grupo, Rand Paul, enfrenta Trey Grayson, que conta com o apoio das figuras fortes do partido republicano de Kentucky.

Na terça-feira também serão levadas a cabo eleições especiais para escolher o sucessor do legislador democrata John Murtha, que morreu este ano, e no Havaí para substituir o democrata Neal Aberrombie, que deixou sua cadeira na Câmara Baixa para preparar sua candidatura para governador.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host