UOL Notícias Notícias
 
24/05/2010 - 05h51 / Atualizada 24/05/2010 - 06h05

Aumenta apoio para candidato liberal à Presidência polonesa

Varsóvia, 24 mai (EFE).- O candidato liberal à Presidência da Polônia, Bronislaw Komorowski, consolida sua vantagem na corrida eleitoral e conta com o apoio de 53% dos eleitores, quatro pontos mais que a semana passada, segundo uma pesquisa publicada hoje pelo jornal "Gazeta Wyborcza".

Atrás está seu principal rival, o conservador Jaroslaw Kaczynski, líder da oposição e irmão gêmeo do presidente polonês, Lech Kaczynski, morto em abril no acidente aéreo de Smolensk (Rússia), com 31%.

Os resultados da pesquisa dão a Komorowski, atual presidente do Parlamento e chefe interino de Estado, como vencedor do pleito do dia 20 de junho, adiantado por causa da morte de Kaczynski no acidente de avião.

Se as previsões do "Gazeta Wyborcza" estiverem certas e Komorowski ganhar com 53% dos votos, não será necessário um segundo turno, previsto para o dia 4 de julho no caso de nenhum dos candidatos superar no primeiro turno 50% dos votos.

Segundo o jornal, o aumento de popularidade de Bronislaw Komorowski se deve aos últimos discursos públicos de seu companheiro de partido e primeiro-ministro da Polônia, Donald Tusk, o político mais valorizado pelos poloneses.

Sua irrupção na campanha eleitoral apoiando firmemente a candidatura do liberal fez com que Komorowski aumentasse suas possibilidades de vencer o pleito, inclusive no primeiro turno.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host