UOL Notícias Notícias
 
24/05/2010 - 19h39 / Atualizada 24/05/2010 - 19h52

Ban espera que acordo com Irã gere "confiança" sobre programa nuclear

Nações Unidas, 24 mai (EFE).- O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, expressou hoje seu desejo de que o acordo alcançado por Brasil, Turquia e Irã gere "a confiança" necessária para resolver na mesa de negociações a polêmica sobre o programa nuclear iraniano.

"Se for aceito e implementado, pode ser uma medida importante para gerar confiança e abrir as portas para uma solução negociada sobre o assunto", disse, em entrevista coletiva, o secretário-geral da ONU.

Em sua opinião, "no centro" da polêmica da comunidade internacional com Teerã está a "falta de confiança" entre as partes.

Ban disse que conversou esta segunda-feira por telefone com o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Yukiya Amano, a quem o Irã entregou hoje uma carta explicando o acordo alcançado há uma semana com Brasil e Turquia.

De acordo com o pacto, o Irã aceita enviar à Turquia 1.200 quilos de urânio pouco enriquecido para receber depois de um ano combustível nuclear para um reator científico.

Em suas declarações à imprensa, Ban também ressaltou seu pedido para que Teerã seja mais transparente sobre suas atividades nucleares.

"Permitam-me ressaltar novamente a importância da total cooperação do Irã com a AIEA e seu cumprimento das resoluções relevantes do Conselho de Segurança", acrescentou.

Ban, que no sábado se reuniu com o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, em visita a Istambul, disse que também abordará nesta semana o caso com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante sua participação no III Fórum da Aliança de Civilizações, no Rio de Janeiro.

Ao mesmo tempo, evitou manifestar sua posição sobre as negociações abertas no Conselho de Segurança frente à imposição de uma quarta rodada de sanções ao regime iraniano.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host