UOL Notícias Notícias
 
24/05/2010 - 23h38 / Atualizada 24/05/2010 - 23h38

Coreia do Norte critica reação de Seul a afundamento de navio

Seul, 25 mai (EFE).- O Governo da Coreia do Norte criticou o comunicado emitido pelo presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, sobre o afundamento do navio "Cheonan", em março, e disse que trata-se de uma "farsa" para ocultar uma conspiração "coordenada por ele mesmo", segundo o jornal sul-coreano "Hankook Ilbo".

A reação foi transmitida pela agência de notícias oficial norte-coreana "KCNA", e trata-se da primeira resposta às medidas oficialmente anunciadas por Lee na segunda-feira, quando ele responsabilizou a Coreia do Norte pelo ataque que matou 46 tripulantes do navio.

Fiel ao discurso tradicional dos norte-coreanos, a "KCNA", que cita a Comissão Nacional de Defesa do país, usou expressões como "traidor" e "maníaco anti-reunificação", acusando o presidente do país vizinho de deixar o clima tenso entre seus compatriotas.

Em discurso à nação, o presidente da Coreia do Sul anunciou na segunda-feira a suspensão quase total do comércio com a Coreia do Norte, além de garantir que o Conselho de Segurança das Nações Unidas receberá notificação oficial sobre o ataque.

Na última semana, uma equipe de especialistas internacionais concluiu que o afundamento do "Cheonan" foi provocado por um torpedo lançado por um submarino norte-coreano em águas do Mar Amarelo (Mar Ocidental), durante a noite de 26 de março.

A Coreia do Norte negou participação na explosão, apesar de a investigação ter garantido haver provas suficientes e incontestáveis, como fragmentos do torpedo.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deu ordens a suas tropas na península coreana para que impeçam futuras agressões vindas do Norte, e manifestou total apoio às medidas anunciadas por Lee, incluindo a exigência de um pedido de desculpas oficiais por parte de Pyongyang. Os EUA têm mais de 28 mil soldados na Coreia do Sul.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,71
    3,168
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,12
    68.634,65
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host