UOL Notícias Notícias
 
24/05/2010 - 16h48 / Atualizada 24/05/2010 - 16h50

EUA anunciam exercícios navais conjuntos com Coreia do Sul

Washington, 24 mai (EFE).- O Pentágono anunciou hoje a realização de exercícios navais conjuntos com a Coreia do Sul, em um momento em que crescem as pressões e as acusações contra a Coreia do Norte devido ao suporto ataque a uma embarcação militar sul-coreana em março.

O porta-voz do Departamento de Defesa dos EUA, Bryan Whitman, disse hoje que as manobras serão feitas "em um futuro próximo" e terão o objetivo de melhorar a capacidade dos dois países de detectar a presença de submarinos inimigos e bloquear a passagem de embarcações com carga nuclear.

O anúncio representa a maior resposta dos EUA às crescentes tensões entre as duas Coreias, após o afundamento de um navio sul-coreano em março, que matou 46 marinheiros.

Na semana passada, foi publicado um relatório elaborado por analistas internacionais que confirma a responsabilidade da Coreia do Norte pelo ataque.

O Governo do presidente americano, Barack Obama, "deu ordens a seus comandantes para que se coordenem estreitamente com seus pares sul-coreanos, para garantir que estão preparados e impedir futuras agressões", segundo um comunicado emitido nesta madrugada, no qual a Casa Branca expressa seu "inequívoco" apoio militar à defesa da Coreia do Sul.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host