UOL Notícias Notícias
 
24/05/2010 - 18h36 / Atualizada 24/05/2010 - 18h46

MRE expressa satisfação por entrega de acordo com Irã e Turquia à AIEA

Brasília, 24 mai (EFE).- O Governo brasileiro expressou hoje sua "satisfação" pela entrega oficial à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) do acordo alcançado com Turquia e Irã e reiterou seu desejo de que se comece a construir "confiança".

Uma cópia do acordo assinado na semana passada em Teerã por Irã, Brasil e Turquia foi entregue hoje, em Viena, às autoridades da AIEA, o que completa o primeiro passo previsto na assinatura do pacto, informou o Ministério das Relações Exteriores (MRE), em comunicado.

"O Governo brasileiro manifesta a expectativa de que esse primeiro passo para a implementação da Declaração de Teerã ajude a construir um ambiente de confiança e contribua para uma solução negociada sobre a questão do programa nuclear iraniano", acrescenta a nota.

Na Declaração de Teerã, Brasil, Irã e Turquia sentaram as bases para que as autoridades iranianas entreguem ao Governo turco 1,2 toneladas de urânio enriquecido a 3,5%, que será recuperado um ano depois como 120 quilos de combustível nuclear, depois do enriquecimento a 20%.

Lula também comentou hoje o assunto em seu programa semanal de rádio "Café com o Presidente" e disse que, com sua viagem a Teerã, tinha o objetivo de que o Irã voltasse à mesa de negociações e assegurou que sua meta foi alcançada.

"Conseguimos. A ONU queria aplicar sanções ao Irã exatamente porque se negava a negociar, mas agora ficou claro que o Irã se sentará à mesa" de discussões, disse Lula.

Segundo o presidente, "obviamente esse acordo é para começar negociações", mas, mesmo assim, é "um passo muito importante" para tentar "falar de paz".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host