UOL Notícias Notícias
 
24/05/2010 - 20h46 / Atualizada 24/05/2010 - 22h02

Obama reitera compromisso com estados afetados por derramamento de óleo

Washington, 24 mai (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, reiterou hoje aos governadores de Louisiana, Mississipi, Alabama e Flórida o "sentido de urgência" diante do desastre ecológico causado pelo vazamento de petróleo no Golfo do México e ressaltou seu "compromisso" com os Governos estaduais.

Obama assegurou aos governadores que o Governo federal destinará seus melhores recursos científicos para lidar com o problema e ressaltou seu "compromisso" de prolongar a estreita colaboração com Governos estaduais e locais, segundo um comunicado.

O derramamento no Golfo do México começou depois da explosão, no dia 20 de abril, de uma plataforma petrolífera operada pela British Petroleum (BP), que afundou dois dias depois.

Já o comandante da Guarda Costeira americana, Thad Allen, disse hoje que a BP está esgotando todos os recursos técnicos a seu alcance para conter o vazamento de óleo.

"Estão esgotando todos os recursos técnicos possíveis para lidar com o derramamento", assegurou Thad, em entrevista coletiva hoje na Casa Branca, e disse estar satisfeito com a "coordenação" no terreno entre os setores público e privado.

Nesse sentido, disse não ver a necessidade de fazer uma mudança na "liderança" da resposta ao derramamento.

O comandante descartou a possibilidade sugerida por alguns críticos de que o Governo assuma a liderança total da campanha e tire a BP do assunto.

"Tirar o BP coloca a pergunta sobre com que a substituiríamos", afirmou Allen, que lembrou que as leis federais americanas estabelecem que a BP deve estar à frente das tarefas de limpeza do derramamento e que a missão do Governo é supervisionar os trabalhos.

O Governo conta com poder de veto, caso considere que a BP não atua corretamente.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h30

    0,26
    3,137
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host