UOL Notícias Notícias
 
25/05/2010 - 15h12 / Atualizada 25/05/2010 - 15h30

Ban ressalta no Dia da África cooperação da ONU com o continente

Nações Unidas, 25 mai (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, ressaltou hoje no Dia da África a histórica cooperação que o organismo mundial mantém com os países do continente em matéria de desenvolvimento, direitos humanos e paz.

"África está posicionada para capitalizar seu potencial. Neste Dia da África, temos de renovar nosso compromisso em busca da paz e o progresso sustentável para todos neste continente", afirmou em mensagem o principal responsável das Nações Unidas.

Ban lembrou que praticamente todas as agências do organismo têm presença nos países africanos para abordar situações de conflito interno, mudanças de poder inconstitucionais, violência contra os civis, assim como insegurança alimentícia, agressões sexuais e doenças, entre outras dificuldades.

Nesse sentido, assinalou que a cúpula sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) do setembro na sede da ONU em Nova York oferecerá "outra oportunidade" para completar os compromissos da comunidade internacional com a África.

O secretário-geral destacou a cada vez mais estreita colaboração entre a União Africana (UA) e o Conselho de Segurança da ONU na realização de missões de paz, esforços de mediação e a prevenção de conflitos.

"Da paz à segurança, do desenvolvimento econômico e social à integração regional, as Nações Unidas provaram ser um sócio indispensável", ressaltou Ban.

Ao mesmo tempo, indicou que o movimento de descolonização que varreu o continente há cinco décadas gerou a entrada de novos membros na ONU e permitiu dirigir a atenção ao organismo e às necessidades de desenvolvimento e democracia do continente.

"Ao lembrar a comunidade internacional sobre a sua obrigação em direção aos mais vulneráveis, e afirmar que todos somos membros de uma mesma família de nações, e a África contribuiu para moldar a nova agenda global", asseverou Ban.

Nesse contexto, destacou que a realização neste ano do Dia da África, que lembra a criação da Organização para a Unidade Africana em 1963, coincide com o 50º aniversário da independência de vários dos países francófonos do continente, assim como da Nigéria, o mais populoso.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host