UOL Notícias Notícias
 
25/05/2010 - 18h36 / Atualizada 25/05/2010 - 19h45

Casa Branca realiza audiência pública sobre status de Porto Rico

Washington, 25 mai (EFE).- O grupo de trabalho da Casa Branca sobre o status de Porto Rico realizou hoje uma audiência pública em Washington para ouvir a opinião popular sobre o futuro político da ilha, no momento em que é discutido um projeto de lei sobre o assunto no Senado.

O status de Porto Rico é há décadas um dos temas mais polêmicos na política da ilha que, segundo a Suprema Corte, é ao mesmo tempo um território pertencente aos americanos, mas que "não é parte dos Estados Unidos".

A audiência pública de hoje acontece no momento em que o Senado dos EUA discute um projeto de lei, já aprovado pela Câmara de Representantes, que contempla a realização de duas consultas populares sobre o status da ilha.

Na inauguração da segunda reunião do grupo, o copresidente, Tom Perrelli, subsecretário de Justiça dos EUA, destacou a importância que a questão tem para o presidente Barack Obama.

"O presidente pensa que o status de Porto Rico deve basear-se na livre determinação do povo de Porto Rico e nós temos uma mente aberta sobre o assunto", assinalou.

Obama decretou em 30 de outubro a continuação do grupo de trabalho, criado por Bill Clinton em 2000, para que assessore o Governo sobre o status.

O Senado dos EUA discute atualmente um projeto de lei que contempla a realização de duas consultas sobre a situação da ilha.

Na primeira, os eleitores deverão pronunciar-se sobre se querem permanecer com o status atual ou se optam por uma mudança.

Caso a última opção seja a mais votada, haveria um segundo referendo com quatro possibilidades: Estado Livre Associado, anexação completa aos EUA, independência e a livre associação, que, segundo seus promotores, melhoraria os termos da situação de hoje.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h00

    0,32
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h05

    1,70
    63.729,24
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host