UOL Notícias Notícias
 
25/05/2010 - 20h32 / Atualizada 25/05/2010 - 20h32

Kissinger recomenda que Senado dos EUA ratifique tratado nuclear com a Rússia

Washington, 25 mai (EFE).- O ex-secretário de Estado americano Henry Kissinger recomendou hoje que o Senado dos Estados Unidos ratifique o novo tratado sobre desarmamento nuclear que o Governo de Barack Obama selou em abril com a Rússia, porque impactará as perspectivas de paz nos próximos dez anos.

No entanto, em uma audiência no Comitê de Relações Exteriores do Senado, Kissinger qualificou o novo Tratado de Redução de Armas Estratégicas (Start, na sigla em inglês) de "passo modesto adiante", porque "estabiliza os arsenais russos e americanos, em certo modo, em níveis reduzidos".

O pacto, que substitui o Start de 1991 e terá uma vigência de dez anos, limita a 1.550 o número de ogivas nucleares em cada país em um prazo de sete anos, o que representará uma redução de 74% em comparação com o acordo que expirou em dezembro e de 30% frente ao tratado de Moscou de 2002.

Kissinger disse que uma rejeição ao novo acordo por parte do Senado teria um "impacto desestabilizador no clima internacional".

O ex-chefe da diplomacia americana afirmou que a decisão do comitê "afetará as perspectivas de paz durante uma década ou mais" e é, por isso, "não um desafio bipartidário, mas não partidário" para o Senado.

Kissinger também afirmou que o novo Start "não é um obstáculo" para os programas de defesa antimísseis dos EUA ou para a modernização de seu arsenal, porque se trata de decisões que Washington pode tomar como parte de sua própria política estratégica.

Na audiência, Kissinger também foi perguntado sobre o acordo de cooperação nuclear civil que Obama reenviou no início de maio ao Congresso, depois de ter ficado "estacionado" desde que Moscou invadiu a Geórgia, há dois anos.

Kissinger disse que, sem ter lido o acordo, ele tem uma postura "propícia" para um pacto nesse sentido, apoiando, deste modo, sua ratificação no Senado.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h29

    -0,93
    3,149
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h36

    1,10
    68.727,84
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host