UOL Notícias Notícias
 
25/05/2010 - 16h24 / Atualizada 25/05/2010 - 16h27

Máfia irlandesa com atuação no Brasil é desmantelada em operação conjunta

Madri, 25 mai (EFE).- O grupo mafioso irlandês desmantelado hoje em Reino Unido, Irlanda e Espanha dirigia a partir do sul espanhol uma das principais redes do crime organizado internacional, com ramificações em 20 países, entre eles o Brasil, dedicado ao tráfico de drogas e de armas e à lavagem de dinheiro.

A Polícia espanhola informou hoje que uma operação simultânea nos três países resultou na prisão de 17 pessoas na Espanha, entre elas o chefe da organização, Christopher Kinahan, além de 11 no Reino Unido e três na Irlanda.

Além disso, nos três países foram feitos 122 registros em residências, escritórios de advogados e outros estabelecimentos.

Os responsáveis pela rede, além de manter o controle do crime na Irlanda, estão ligados a líderes dos principais grupos do Reino Unido e durante vários anos lideraram o tráfico de drogas na Holanda.

Nos últimos dois anos, os policiais especializados na luta contra o crime organizado investigaram mais de 200 empresas utilizadas pela organização para lavar dinheiro.

A maior parte do dinheiro era investida no setor imobiliário de diferentes países, entre eles o Brasil, onde a rede possui seis complexos turísticos e residenciais de luxo.

A operação envolveu as policiais de Espanha, Bélgica, Holanda, Irlanda e Reino Unido, sob a coordenação da Europol, que instalou três escritórios móveis para recopilar em tempo real todos os dados obtidos em cada um dos dispositivos desdobrados.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h30

    0,71
    3,168
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h37

    -0,09
    68.650,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host