UOL Notícias Notícias
 
25/05/2010 - 10h20 / Atualizada 25/05/2010 - 10h41

Operação contra narcotráfico e armas prende 32 pessoas na Europa

Londres, 25 mai (EFE).- Ao menos 32 pessoas foram detidas hoje em diferentes pontos da Europa em uma operação internacional coordenada contra uma rede europeia de tráfico de drogas e armas que operava a partir de Málaga, no sul da Espanha, Londres e Dublin.

O anúncio da Agência contra o crime Organizado (Soca), ligada ao Ministério de Interior britânico, que informou à Agência Efe que o suposto líder da rede é Christopher Kinahan, cidadão britânico de 53 anos que foi detido.

De origem irlandesa, Kinahan foi detido pela Polícia Nacional espanhola junto de seus familiares, outros cidadãos britânicos e irlandeses e quatro advogados espanhóis, segundo a Soca.

Na Espanha, foram detidas 20 pessoas e no Reino Unido mais 12, em uma operação conjunta com participação do Serviço Europeu de Polícia (Europol) e 750 policiais de diferentes países, que também realizaram registros na Irlanda, Bélgica, Chipre e Brasil.

O objetivo foi uma rede criminosa "suspeita de tráfico de grandes quantidades de drogas e armas, e de lavar centenas de milhões de libras procedentes da atividade criminosa", assinalou a Soca.

No Reino Unido foram detidos nove homens e duas mulheres que estão sendo interrogados em delegacias de Polícia em diferentes pontos do país, acrescentou a agência em comunicado, no qual destacou que a operação continua ocorrendo no Reino Unido, Espanha e Irlanda.

Em declarações à Agência Efe em Varsóvia, onde assiste a uma conferência, o ministro do Interior espanhol, Alfredo Pérez Rubalcaba, disse que o grupo está relacionado com vários assassinatos e delitos como tráfico de drogas.

Rubalcaba disse que a operação demonstra que "a cooperação policial funciona" e que a Europa "combate eficazmente o crime organizado".

"É uma família mafiosa relativamente conhecida no Reino Unido e na Irlanda. Na Espanha um pouco menos, mas estavam refugiados no litoral sul (Málaga) e foi uma operação longa que representa mais de um ano de investigação e de trabalho conjunto da Europol e das policiais dos três países", acrescentou Rubalcaba.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host