UOL Notícias Notícias
 
25/05/2010 - 12h22 / Atualizada 25/05/2010 - 12h58

Polícia paraguaia investiga colombiano por suposto vinculo com as Farc

Assunção, 25 mai (EFE).- A Polícia do Paraguai investiga os antecedentes de um cidadão colombiano preso na noite desta segunda-feira em Assunção sob suspeita de pertencer às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), informou hoje a imprensa local.

Esney Dier Home Losada, de 26 anos, foi capturado por agentes da divisão antiterrorista da Polícia Nacional em Fernando de la Mora, nos arredores da capital, perante um alerta dos órgãos colombianos de segurança.

Losada, que foi preso junto com o paraguaio Blas Luis Ramírez, de 23 anos, é acusado de ser integrante da "Frente 15 Antonio Nariño" das Farc, que milita no sul da Colômbia, informou o jornal "Abc Color".

O jornal acrescentou que o colombiano "estranhamente, tem três carimbos de entrada no Brasil, três na Argentina e um no Paraguai no mesmo dia, 13 de maio" e detalha que nesse país ele "habilitou uma linha e realizou mais de 40 ligações para o seu país".

Losada obteve um passaporte no seu país no dia 12 de maio e no mesmo dia saiu da Colômbia.

"Uma das coisas mais chamativas é que no dia seguinte, 13 de maio, ele obteve três carimbos de entrada no Brasil, três de entrada na Argentina e um no Paraguai. Essa é a parte que estamos averiguando, porque ainda não existe explicação lógica", explicou uma fonte policial ao jornal.

As autoridades também investigam a possível vinculação de Losada, nascido no dia 20 de junho de 1983 em Valparaíso, com o tráfico de drogas, disse, por sua vez, o chefe da divisão antisequestro, comissário Aldo Pastore.

O chefe policial indicou à rádio "AM780" que o estrangeiro, que foi posto hoje à disposição da Promotoria, foi apreendido em meio a uma investigação por extorsão.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h29

    -0,93
    3,149
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h31

    1,05
    68.692,65
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host