UOL Notícias Notícias
 
25/05/2010 - 17h21 / Atualizada 25/05/2010 - 17h25

Premiê da Turquia inicia viagem ao Brasil

Istambul, 25 mai (EFE).- O primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, partiu hoje para o Brasil, por onde começará uma viagem de oito dias para intensificar as relações com a América Latina.

A estadia no Brasil será até 29 de maio. Segundo o Itamaraty, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá Erdogan na quinta-feira, em Brasília, para discutir temas bilaterais e "assuntos de interesse comum da agenda internacional".

No Rio de Janeiro, Erdogan inaugurará o terceiro fórum da Aliança de Civilizações, junto a Lula, enquanto em São Paulo abrirá o primeiro consulado geral turco na cidade.

Brasil e Turquia, cujos laços comerciais foram estabelecidos nos últimos anos, estreitaram relações nas últimas semanas ao conseguirem um acordo nuclear com o Irã sobre o envio ao exterior de urânio enriquecido na República Islâmica.

Pouco antes de partir, em entrevista coletiva junto ao vice-presidente da África do Sul, Kgalema Motlanthe, o premiê turco pediu apoio ao acordo entre Brasil, Turquia e Irã.

"Acho que todos sairemos ganhando, já que o mundo se cansou dessa mentalidade, desse modo de fazer as coisas próprio da Guerra Fria. Devemos deixar de agir dessa maneira", afirmou o primeiro-ministro, que visitará ainda Argentina e Chile.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host